Classificação de risco melhora atendimento no Hospital do Oeste
05 de May de 2008
O Hospital do Oeste é o primeiro do interior do Estado a implantar o atendimento com acolhimento e classificação de risco na Emergência. Ainda pouco conhecido da população, o método tem se mostrado uma alternativa eficaz para evitar que os pacientes enfrentem longa espera.
Administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, que têm como princípio a excelência no atendimento, o HO descobriu na classificação de risco uma ferramenta de peso na otimização do trabalho. Ao identificar e priorizar os casos mais graves através de um pré-atendimento, o processo permite a redução significativa da indesejada espera nos corredores, diminuindo a ansiedade tanto dos usuários quanto dos profissionais.
Classificação - Após preencher a ficha na recepção, o paciente é submetido à primeira avaliação por um enfermeiro. Histórico de problemas de saúde, situações neurológica, respiratória, abdominal e de pressão arterial: tudo é analisado pelo profissional. É com base nessas observações que ele indica o grau de prioridade para cada atendimento. Essa classificação é feita através de cores.
Se a ficha do paciente tiver a identificação vermelha, ele precisará de atendimento imediato, de emergência. Identificação amarela indica que o caso é de urgência e o paciente tem que ser atendido em, no máximo, 15 minutos. Já os que recebem a classificação verde, podem aguardar até 30 minutos. E para as consultas de baixa complexidade, identificadas pela cor azul, o tempo pode variar e o atendimento será feito de acordo com o horário de chegada.