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OSID mais perto da comunidade

24 de July de 2005
Chegar mais perto da comunidade, indo ao encontro da população. Este desejo antigo das Obras Sociais Irmã Dulce está sendo realizado de forma sistemática através da administração em parceria com a Prefeitura de Salvador de dois centros de saúde 24 horas. Depois de assumir em junho o Centro de Saúde Alfredo Bureau, localizado no bairro da Boca do Rio, a OSID iniciou no dia 15 de julho o trabalho no Centro de Saúde Doutor Edison Teixeira Barbosa, em Pernambués, um dos maiores bairros populares da capital baiana. Com um atendimento em sua área ambulatorial que chega a atingir picos de três mil pacientes por dia, em 27 especialidades clínicas, o deslocamento da prestação de serviços sempre foi uma opção estratégica para a OSID. “Prestar atendimento diretamente nas comunidades tem um impacto imediato na humanização da assistência e no bem estar dos pacientes. Trabalhando nos bairros podemos expandir a missão das Obras e retomamos uma tradição que remonta ao início da instituição, quando Irmã Dulce costumava visitar bairros populares como Alagados. As Obras cresceram, mas uma de sua características sempre foi a busca de desafios, sempre investindo no crescimento e na capacitação constante para atender cada vez mais e melhor à população”, destaca a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes. A implantação de rotinas que aliam volume de atendimento à manutenção dos padrões de qualidade e humanização nos centros, marca da instituição, começou a dar resultados no primeiro mês: a OSID conseguiu superar as metas de atendimento fixadas pela Prefeitura no Centro da Boca do Rio. Em algumas especialidades, como Clínica Médica, Pediatria e Gineco-obstetrícia, o atendimento dobrou, passando dos 2.112 previstos para 4.355 procedimentos. No total, os serviços, que incluem urgência e emergência, atendimento ambulatorial, laboratorial, odontológico, de bio imagem e pequenas cirurgias, cresceram 20% além da meta e os atendimentos por profissional 48%. O resultado se deveu à adoção de práticas como a marcação de consultas diárias, que se refletiram no aumento das filas com resolutividade de atendimento. A expectativa das Obras é a de que os resultados se repitam no novo centro em Pernambués.
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