OSID lança cartilha do Dulcismo para disseminar identidade da instituição
Publicação é voltada para os colaboradores das Obras Sociais, mas se revela fonte de inspiração para todos aqueles comprometidos em preservar o legado de Santa Dulce dos Pobres
As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) acabam de lançar a cartilha “Dulcismo – O jeito Dulce de pensar, ser e agir”, dando um passo importante para a promoção de uma imersão ainda maior em sua cultura organizacional. Apresentada durante o Workshop de Cultura Organizacional para as Lideranças da OSID, realizado no último dia 4, a publicação nasce com a missão de nortear aqueles que cotidianamente vivenciam a obra fundada por Santa Dulce dos Pobres. “A cartilha apresenta, de forma didática, os nossos valores, e é voltada especialmente para o nosso público interno. É uma importante ferramenta para que todos conheçam, internalizem e pratiquem os nossos valores no seu dia a dia, como Santa Dulce dos Pobres faria se estivesse no nosso lugar”, explica a superintendente das Obras Sociais, Maria Rita Pontes.
Iniciativa do grupo de trabalho da Cultura Organizacional em parceria com os núcleos de Marketing e Comunicação, a cartilha será distribuída em formato impresso a todos os colaboradores das Obras Sociais ao longo deste ano. A versão virtual, no entanto, já está disponível. É possível acessá-la no site da instituição, clicando no link: https://irmadulce.org.br/osid/página/conteudo/missao.
Dialogando diretamente com os colaboradores da OSID, a cartilha “Dulcismo – O jeito Dulce de pensar, ser e agir” fala sobre os valores intrínsecos à identidade da instituição, orientando que sejam compreendidos, internalizados e aplicados nas ações cotidianas. A proposta é olhar para o público assistido nas Obras Sociais pelas lentes do Dulcismo, ou seja, com amor, empatia e inclusão. E, do mesmo modo, propor que cada colaborador possa fazer o seu trabalho conectado aos valores da obra para servir com perseverança, humildade, simplicidade e fé, colocando em suas ações sentimentos de compaixão, gratidão e paz.
Para Irmã Maiara Santos, coordenadora do Núcleo de Cultura Organizacional, a cartilha do Dulcismo indica “como podemos vivenciar o conceito”. Neste sentido, se expande para além dos muros físicos da instituição, alcançando os sócios-protetores e demais doadores das Obras Sociais. “Todos aqueles que de alguma maneira se comprometem em preservar o legado de Santa Dulce dos Pobres estão unidos pela mesma chama do Amar e Servir, essência do Dulcismo”, enfatiza.
Selo – A cartilha foi elaborada no melhor estilo Dulce, reunindo colaborações. E o resultado desse trabalho de equipe é um conteúdo de consulta e referência capaz de traduzir a “alma” da OSID. Para a identidade visual da publicação, foi criado um selo que remete ao dom de Santa Dulce dos Pobres de unir pelo coração – muitas vezes construindo pontes entre os que podiam ajudar e os que precisavam de ajuda. Visualmente, cada um dos valores é representado por um ícone e por imagens espelhadas que relacionam cenas históricas de ações solidárias do Anjo Bom e fotos atuais do serviço oferecido pela obra. “É uma forma de dizer que ela continua presente e que inspira o dia a dia dos que hoje trabalham comprometidos com o seu legado”, pontua a coordenadora de Marketing Milena Quize.